I

A BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ITIÚBA

Fernando Pinto de Carvalho

 

 

  

 

Recentemente eu consegui todos os livros infantis de Monteiro Lobato e já reli alguns. É um volta aos velhos tempos da Escola Goes Calmon em Itiúba.

No acervo da biblioteca da escola constavam quase todos os livros do grande escritor brasileiro. Li todos, alguns mais de  uma vez. Seus personagens fizeram parte da minha infância, dos meus sonhos de criança tímida e recatada. Eu tinha uma vontade louca de morar naquele local lindo chamado de Sítio do Pica-Pau Amarelo e conviver com Dona Benta, Tia Anastácia , Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Rabicó , Emília e tantos outros.  A leitura dos livros nos proporcionava  encanto enquanto aprendíamos geografia, matemática e história. Era difícil sabermos o que era realidade ou fantasia. Do início ao fim o  grande escritor prendia a atenção daquele garoto que ainda estava aprendendo a ler. Geografia de Dona Benta, Emília no País da Matemática, Reinações de Narizinho... que saudade.

A biblioteca estabelecia prazos para devoluções dos livros emprestados e quando eu não conseguia concluir a leitura  até a data da entrega , na hora da devolução eu levava comigo um colega  amigo para que ele solicitasse o empréstimo imediato da mesma obra  antes que outro a pegasse e assim eu poderia concluir a extasiante leitura.

Talvez  o meu gosto pela leitura tenha surgido naquela época,  com as histórias de Dona Benta, as aventuras de Pedrinho  e com a Emília,  boneca de pano muito  sentimental e cheia de ideias novas que nem sempre davam certas. Obrigado a todos eles.

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com