I

PADRE SEVERO CUIM ATUÁ

Humberto Pinto de Carvalho

 

 

  
 

No rastro do Padre a partir do seu regresso da Europa é encontrado como uma pessoa de temperamento explosivo, em especial quando alternou sua passagem pela politica de oposição ao Reino e sem obediência a Igreja. Advindo aí o mito de valente, destemido, cruel, místico e disposto a chegar à velhice planejada e digna com o manto da consagração das costumeiras leis não escritas.

Oscilamos quando procuramos a relação entre a história e o oportuno momento gerador do questionável. E, assim, continuamos esperando as pedras da Serra da Tapera abortarem a verdade ou quem sabe do impacto ambiental sufocado entre a religião, crendice, vingança politica a realidade de  tudo que dizem da sua aguçada inteligência.

Outra hipótese é a falta da fé influenciada pela cultura do mando reinando no sertão, que em tese nada prova, mas, leva também a acreditar, que tudo dependia das proporções observadas de um momento conturbado vivido sem registros confiáveis ou de tão raros desapareceram para serem revistos.

Certo é que precisamos da verdadeira história para a preservação das memorias e, assim chegarmos as suas reações, que nos levarão ao saber embrulhado pelo tempo e embaralhado com o futuro misterioso nos sinais próprios e sintomas ocultos.

Tudo indica que nos resumos colhidos nas pesquisas feitas até agora a escolha do local para sua residência na Tapera tinha sua razão de ser. Amparada pelas encostas das montanhas e a margem da Estrada Real amenizariam os riscos corriqueiros.

Sensato para escolher sua moradia e atrevido para questionar obediência aos outros surge um vigário desiludido, revoltoso, sedento de novas atividades extracurriculares. Mesmo assim, sem extrapolar o bom senso o nosso conterrâneo merece revisão do seu passado.

 

(Nota do Site: leiam, também, a crônica PADRE SEVERO:MITO OU REALIDADE?)

 

 

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com