I

10 ANOS DA ONG ITIÚBA

Humberto Pinto de Carvalho

 

 

 
Uma década que vale dois séculos de história é pouco. Vamos precisar de mais para que no futuro os filhos e amigos itiubenses saibam que nosso passado registrou o tempo e que vamos continuar com a nossa missão.
Mesmo sem comemorações festivas no dia 30 de maio deste ano, quando completaremos 10 anos de atividades guiadas por um trabalho hercúleo a procura de informações confiáveis para enriquecer o acervo cultural da nossa amada Itiúba, mantemos o mesmo ideal de tudo fazer para alcançar o êxito planejado.
Explicamos e tentamos convencer pessoas a descobrir e mostrar os acontecimentos ocorridos ao longo da história falada ou escrita, que involuntariamente fica escondida sob o manto do silêncio e que após certo tempo perde o seu valor, quando as explicações e justificativas coerentes de cada momento não são reveladas e preservadas.
Alimentamos um novo projeto para o próximo ano que, em resumo, consiste em promover uma exposição com todo nosso acervo VÍDEOS, AUDIOS E IMAGENS, para receber crítica e, se possível, identificar as pessoas retratadas. Muitas vezes deparamos com fisionomias que lembram alguém, mas não recordamos seus nomes ou apelidos. O outro é contatar as salas de aulas que representam o futuro das legítimas esperanças na preservação da cultura para tomar conhecimento do nosso trabalho em defesa da recuperação da memória itiubense.
Inicialmente, pensamos em utilizar a internet para esse mesmo fim. Recebemos advertências de muitos que correríamos riscos de colocarmos nomes e datas erradas prejudicando ou invalidando uma rara fotografia.
Hoje, dispomos de uma boa lista de voluntários anônimos que cooperam com a Ong Serra de Itiúba em várias frentes. Mesmo assim, gastamos tempo precioso para realizar simples tarefas. Não é culpa dos prováveis candidatos. Apenas dispomos de um notebook, uma velha filmadora e uma câmera sem zoom para colher dados.
Valeu pelo carinho e cooperação recebidos. Itiúba merece muito mais.

 

                                                                                                

                                                                                             

 

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com