I

PINGA NÃO CHOVE

Humberto Pinto de Carvalho

 

 

 
O tempo anda gerando confusão e com cara de ansioso. Sempre indeciso nos últimos invernos, primaveras e verões. Até parece outono desbotado, sem flores e sem alegres passarinhos que enfeitavam os sonhos nas belas manhãs itiubenses. Francamente, nós que integramos a ala dos bens intencionados da terceira idade, sentimos essas falhas provocadas por forças estranhas aos nossos parcos conhecimentos de meteorologistas amadores. Sentimos lá num cantinho, no ninho das lembranças infantis, ausências dos gemidos das jias, alertas dos grilos e os gritos desesperados das cigarras no entardecer, quando o sol desaparece na serra do Cruzeiro.

Sem autorização da juventude, que optou pela simplicidade existencial, tentamos comparar uma brincadeira intitulada “cavalo de pau”, que consiste em montar numa vara ou cabo de vassoura e correr livre pela Rua do Corte como um improvisado vaqueiro a procura do seu boi imaginário e um menino hoje pilotando o seu velocípede dentro da sua casa, proibido de sair daquele espaço, quando ambos atingirem a maturidade a procura de uma profissão. O primeiro pensa em algo livre e seguro e o segundo tentará sair do seu casulo as duras penas.

Muitos indagam as razões de ser introvertido ou extrovertido.  Os dois biótipos apenas precisam distinguir o ter do ser que individualizam as manifestações das essências comuns. Para valer e entender é necessário manter a esperança viva, quer seja muçulmano, judeu, católico, budista, evangélico, candomblecista, espirita, branco, preto, amarelo, índio, em defesa da única causa necessária que é a preservação da natureza para juntos saudarem o amanhecer de uma nova era ambiental para nosso município.

Felizmente nossas serras, até mesmo ao redor da cidade, estão preservadas, embora seriamente ameaçadas pela ganância desenfreada, mostram que não importam as mudanças provocadas pelo clima adverso. Importante é saber como preservar o meio ambiente em benefício de todos os itiubenses.  

 

                                                                                                

                                                                                             

 

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com