I

COPA DO MUNDO

Hugo Pinto de Carvalho


 

Em clima de copa do mundo no Brasil, isso me faz lembrar das dificuldades que a gente tinha na velha e querida Itiúba para acompanhar os jogos da seleção brasileira em antigas copas do mundo.
 
Como não existia ainda sinal de televisão na cidade e nem mesmo na região, e o precário sistema de energia elétrica fornecida pelo antigo e cansado motor caterpilar da Prefeitura só funcionava das 18,00 às 21,00 horas, quem se interessasse pelos jogos tinha que se contentar em ouvir as transmissões dos eventos narradas pelo famoso locutor Jorge Cury da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, através de rádios a pilha.
 
Mas o pior mesmo era quando os jogos começavam pela madrugada por causa da diferença do fuso horário entre o Brasil e a Europa. Já pensou ouvir rádio às três ou quatro horas da manhã em uma escuridão sem fim ou a luz de vela? Não dava para animar muito, nem mesmo o mais entusiasmado torcedor como o o nosso amigo Beijá. Mas era assim que se acompanhava os jogos da copa do mundo em Itiúba até a década de 1980. Para se manterem acordados, alguns torcedores apelavam para o cafezinho, outros para o chá, leite quente, e os biriteiros para a cachaça.
 
Como se percebe, a diferença é grande, muito grande para os dias de hoje, com antenas parabólicas,  sinal de TV em todo lugar, até em digital, e com aparelhos de televisão de 40, 50 e 60 polegadas.

 

                                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com