r

As Parteiras

Fernando Pinto de Carvalho

Não sei se hoje em dia, em Itiúba, as parteiras ainda tem a importância que tinham naquela época. Acredito que deve ter diminuído um pouco, principalmente na cidade.

A principal parteira era Dona Teodora, moradora da Rua dos Cambecas, onde existiam apenas cerca de 10 casas. Ela teve um papel importante na assistência ao parto, não só na cidade, mas em todo o município. Para a execução da sua sagrada missão, ela viajava a pé, a cavalo, de carro, por rios, por serras e por matas, muitas vezes não recebendo nenhuma remuneração por isso, contentando-se apenas com a satisfação interior de haver ajudado ao próximo.

Lá em casa somos 10 irmãos e todos viram a luz pela primeira vez com a ajuda daquela cuidadosa senhora que não tinha nenhuma formação escolar sobre o assunto, mas que sabia como e a hora certa de ajudar a natureza a colocar neste mundo uma nova vida.

Outra parteira que, também, prestou muitos serviços no município, com a mesma abnegação, competência e dedicação, foi Dona Maria César, um pouco depois da era de Dona Teodora.

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR

IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE GERAL
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho

fpcarvalho@globo.com