A A r

O Zezito do Cinema II

Hugo Pinto de Carvalho

 

 

 

Seu nome era José Andrade da Silva, porém, era mesmo conhecido por Zezito. Nascido e criado em Itiúba, foi uma figura inteligente e criativa e que adorava sua terra. Na Escola Goes Calmon, onde fomos colegas de turma, o moço foi sempre o melhor em aulas de educação artística, uma matéria bastante explorada na época.

Como gerente do Cine-Itiúba do Bertinho, foi um administrador competente e incansável que se empenhava em manter aquela casa de diversão sempre à altura de seus conterrâneos.

Um eterno paquerador e amante da noite que até ganhou um segundo apelido   de "fantoche"   aplicado pelo nosso amigo Zé Mário, em uma comparação ao pequeno inseto que é atraído por luzes à noite. Ele, porém, inexplicavelmente, não gostava de festas dançantes.

Nas incursões criadas por uma bando de curiosos para explorar as cavernas e grutas  existentes nas serras do município, ele era o que mais se destacava tanto pela coragem como por suas conhecidas habilidades.

De tudo o moço entendia alguma coisa. Parecia que para ele não existia o desconhecido.

Aparentemente sadio, sua morte recente e repentina,causou consternação em toda a população e, mais ainda, aos seus amigos.

Que São Pedro lhe tenha reservado um bom lugar, com a certeza de que com sua chegada, nada deixará de funcionar  por falta de consertos  ou reparos no Departamento do Bom Velhinho.  


Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho

fpcarvalho@globo.com