A A r

Ruínas Mal-Assombradas

Hugo Pinto de Carvalho

 

 

 

 

No povoado da Tapera, distante da cidade apenas seis quilômetros , ainda hoje existem as ruínas do antigo Palácio do Padre Severo que, segundo a história da cidade, teria sido construído nos anos de 1835, pelo rico religioso, filho da terra, que se formara na cidade de Coimbra em Portugal.

Como contavam muitas histórias sobre a vida e a obra do Padre, também falavam que seus capatazes, encarregados de cuidar da suntuosa mansão e ainda de seus inúmeros rebanhos de gado,   costumavam matar e enterrar os boiadeiros que iam vender suas boiadas ao vigário para ficar com o dinheiro recebido e enterravam os corpos nos terrenos dos fundos do palácio. Por isso, as ruínas tornaram-se mal-assombradas.

Alguns moradores do povoado costumam contar que, à noite, principalmente depois da meia-noite, é frequente a movimentação de fantasmas montados a cavalo e boiadeiros cantando, além de gritos e barulhos de coisas sendo arrastadas.

Mentiras ou verdades, o fato é que ninguém se arrisca a uma visita noturna ao local para comprovar e  nada foi construído ainda sobre os escombros.

 


Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho

fpcarvalho@globo.com