O Cine-Itiúba

Hugo Pinto de Carvalho

 

 

 

Entre os inúmeros saudosistas do velho e querido Cine Itiúba, tenho certeza que quase todos têm algum caso particular para contar sobre ele.

E comigo não podia ser diferente. O que mais me marcou foi a exibição em 1957 do filme “Êxito Fugaz” com Kirk Douglas e Doris Day, que conta a história de um garoto apaixonado pela música e que se tornou um grande trompetista.

Na época com apenas 20 anos, me entusiasmei pela bonita história do filme, e com a ajuda do maestro e amigo Evilazio aprendi em pouco tempo a ler a música e a tocar o difícil trompete, e passei a fazer parte da pequena orquestra e da banda de música da Sociedade 2 de julho.

Como era de se esperar, o meu primeiro solo na orquestra dirigida pelo Evilazio foi exatamente a música “Whit a Song in my Heart” o tema do filme. E sobre este episódio eu lembro até de duas curiosidades. Uma é que, como não existia partitura da música, tive que toca-la de “ouvido”. A outra é que o mestre Evilazio ainda que acreditasse que eu mesmo novato no ramo e com pouco tempo com o instrumento, pudesse executar o difícil solo em um lotado Salão Nobre da Sociedade 2 de Julho em um baile de fim de ano, por precaução colocou o experiente trompetista Duzinho (seu irmão) sentado perto de mim pronto para intervir com algum arranjo ou improviso no caso em que eu falhasse, mas felizmente não foi preciso, e no final, fui aplaudido por todos, inclusive pelo mestre. A pequena orquestra era composta pelo Zé da Maçu na bateria, o Pedrinho do João Pedro no pandeiro, o velho Aurélio no trombone, o Nilson no Sax alto, o Onésimo no banjo e como “Crooner”, o Antonio Mota no violino, o Duzinho no piston, o Iôzinho Barbosa no violão elétrico, eu no trompete e o próprio Evilazio no trombone de vara (parecendo o Ray Conniff).

Não dá para esquecer... nunca, jamais...




 




 



IR PARA O ÍNDICE DAS CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com