Itiúba e os Mutti de Carvalho

Wilton Pinto de Carvalho

 

 

 

A biografia de José Mutti de Carvalho foi escrita pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes Neves, sendo publicada em 2009, sob o título: “Mutti de Carvalho, um Líder Nato”.

As informações abaixo foram extraídas desse livro que contém empolgantes 162 páginas, descrevendo as lutas que se travaram na Bahia e no Brasil para o reconhecimento dos direitos da classe bancária na década de 1930, sob o regime ditatorial implantado por Getúlio Vargas.

Joaquim Simões de Carvalho, de Itiúba, e D. Leonor Mutti de Carvalho, de Santo Amaro, foram os pais do fundador do Sindicato dos Bancários da Bahia, José Mutti de Carvalho que, por sua vez, era irmão de João Mutti de Carvalho, nosso vizinho da família de Joviniano Carvalho na Rua Cel. Manso Sampaio em Itiúba e pai do Bacharel em Direito e Jornalista Ivan de Carvalho, colaborador deste site.

Essa família numerosa, composta por nove irmãos e irmãs, teve como avós paternos Tietre Ferreira de Carvalho, nascido em Monte Santo e Maria Isaura Simões de Carvalho, de Itiúba, que se estabeleceram em Itiúba, onde possuíam uma fazenda chamada Capoeira. Tietre e Maria Isaura tiveram 12 filhos, entre os quais Joaquim Simões de Carvalho que foi morar em Santo Amaro, na casa hoje pertencente a D. Canô, a mãe de Caetano Veloso. João Mutti de Carvalho foi coletor estadual em Itiúba, na década de 1960. Em 1944 instalou o Comitê do Partido Comunista do Brasil PCB, no salão do Cine-Teatro Ideal em Itiúba.

(Nota do site: Segundo o seu filho Ivan, João Mutti, "foi comunista, mas não a vida toda. A certa altura entendeu que o regime comunista excluía a liberdade e que esta é essencial ao homem. Deixou o partido, deixou de ser comunista, nunca se tornou um conservador, sendo sempre um defensor da justiça social. Com o tempo entendeu também que há uma "força superior" e, quando morreu, aos 80 anos, de traumatismo craniano encefálico (queda) fazia alguns anos que já era cristão").



 



IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com