"Causos" do Joel Grande

José Carlos Araújo - Zé do Quitu

 

 

Por volta dos anos 90, seu Joel além do enfisema pulmonar, agora, também, estava a queixar-se de queimor e com dificuldade de urinar. Chamou sua filha para combinar sua ida a Bonfim, para uma consulta
a um Urologista. Apesar de ter frequentado pouco tempo a escola, lia muito e tinha muita experiência da vida, conhecia as coisas. No dia marcado seu Joel e sua filha pegaram o Kombão (ônibus) rumo a Bomfim.
Chegando a clínica foi logo convidado pela recepcionista a entrar. O médico já o esperava e pediu-lhe que ficasse nu, ele estranhou, porém, tudo ocorreu na maior normalidade, só que após o exame o médico informou que ele deveria ser operado logo.
Após consultar amigos e parentes, resolveu operar em Feira de Santana, onde havia mais recursos hospitalares. Ficou muito triste e muito oprimido. No dia da operação levou para o hospital um pacote contendo um terno completo feito pelo Quitu, seu alfaiate preferido e entregou ao médico dizendo que queria ser enterrado vestido nele. O médico ficou assustado com aquele ato, mas operou o pessimista paciente e tudo ocorreu dentro da normalidade. Para surpresa de todos daí prá frente seu Joel apresentou um quadro de tristeza profunda, deixando o seu filho Rerginardo bastante intrigado. Reginardo mudou-se para São Paulo, naquela mesmo ocasião, sem saber o motivo da tristeza já que o pai ficou bom do queimor e da dificuldade de urinar e até melhorou do enfisema pulmonar.
Hoje, 20 anos depois, vindo de São Paulo visitar o seu já velho pai, não resistiu e perguntou-lhe porque ele teve aquele comportamento pós-operatório? A resposta foi a seguinte: "Filho, apaixonei-me por aquele dedão do Urologista e como a operação foi bem sucedida fiquei sabendo na hora que nunca mais iria sentir aquele toque divinal". Seu Joel sempre foi e continua sendo um piadista e brincalhão.


 



IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com