O Pau de Sebo

Valmir Simões

 

 

Antigamente, na nossa velha e querida Itiúba, era comum a brincadeira chamada de Pau de Sebo, que tinha como objetivo alegrar a meninada. O Pau de Sebo era feito com um enorme mastro de madeira roliça com mais ou menos 4 metros de altura, a medida ideal. Era retirada a casca do mastro que, também, era raspado com uma faca para não deixar pontas e arestas que podiam ferir os participantes. A parte onde ficava a caixa de segredo e outros presentes, era pendurada em dois pedaços de madeira em forma de cruz colocados no topo.  A outra parte do mastro, a debaixo, era enterrada, com certa profundidade, para suportar o peso dos que se atreviam a subir. Sebo com carvão, graxa, tudo que pudesse ajudar a escorregar com facilidade, eram passados em toda a madeira. Os mais afoitos que tentavam escalar sempre levavam a pior, pois teriam pela frente um desafio e tanto, chegando a certo ponto desciam de vez trazendo uma baboseira infernal e assim mesmo continuavam tentando. Alguns chegavam a passar areia no corpo para tentar obter melhores resultados. Depois de muito sobe e desce os presentes iam ficando mais perto do verdadeiro vencedor. Cédulas de dinheiro nas caixinhas faziam parte dos prêmios mais comuns e mais desejados. Acredito que nos dias atuais, esta brincadeira seja rara.


 


UM NOVO BLOG

Vejam um novo Blog sobre o itiubense Humberto Pinto de Carvalho, conhecido em Itiúba como Bertinho, clicando no link: http://humbertopintodecarvalho-bertinho.blogspot.com/

BLOG DO VALMIR

O Valmir Simões, grande colaborador deste site, também tem um interessante Blog que pode ser visitado clicando no link abaix:

http://blogvalmyr.blogspot.com/

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com