O Barco da Felicidade

Valmir Simões

 

 

Tenho boas lembranças daquele carnaval quando o Valadares fez uma montagem de um barco sobre um veículo Jeep, onde o competente motorista Giru, dirigia cuidadosamente o “Barco sobre rodas”, com sua tripulação de marinheiros. Centenas de pessoas saiam às ruas acompanhando as invenções deste carnavalesco Itiubense. Eu, ainda garoto, tinha acesso a sua residência e a oficina que ficava no fundo da casa e lá era tudo traçado em uma folha de papel e executado com precisão. O Sr. João Chofer era uma pessoa de confiança do Valadares e já sabia com antecedência o que ele estava imaginando, sempre dava opinião nas suas invenções e na maioria das vezes ele mesmo é que manuseava as peças para solda com oxigênio, ou rebater chapas na bigorna depois de passarem pelo fole a carvão, tudo isso para que a nossa Itiúba tivesse um belo carnaval. Valadares me ensinou a dirigir, trocar anéis de seguimento de pistões, esmerilar válvulas com esmeril Carborundum, trocar e regular platinados, desentupir giclers de carburadores e desmontá-los, regular distribuidores. Para mim, saudades do inventor, professor, e amigo Valadares. Itiúba jamais terá carnavais iguais aos daquele tempo. O mestre se foi e o carnaval também.


 


UM NOVO BLOG

Vejam um novo Blog sobre o itiubense Humberto Pinto de Carvalho, conhecido em Itiúba como Bertinho, clicando no link: http://humbertopintodecarvalho-bertinho.blogspot.com/

BLOG DO VALMIR

O Valmir Simões, grande colaborador deste site, também tem um interessante Blog que pode ser visitado clicando no link abaix:

http://blogvalmyr.blogspot.com/

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com