Padre Severo - O Mito

Humberto Pinto de Carvalho

 

 

A vida de cada um de nós é apenas um mistério recheado de imprevistos. Dominar a realidade para descobrir e julgar nossos semelhantes é uma tirania ou pura ignorância olhar com desconfiança para os mitos e lendas.
Quem sempre escreve as glorias das guerras são os vencedores para atribuir aos vencidos as atrocidades. E assim nossas pesquisas revelam um personagem da história itiubense até então pouco estudado de nome Padre Severo. Aquele que carrega fama de perverso, assassino e ladrão.
Nesta nova área de estudos nem imaginamos encontrar um novo ou quem sabe o seu verdadeiro perfil. Pode ser o começo da descoberta certa. Mas ainda é necessário entender a razão da herança maldita que de boca a boca chegou até nós.
Para chegar a esta resposta precisamos de informações que estão a disposição para exames. São importantes para que novas ideais venham de diferentes fontes. Será um avanço notável coletar lado a lado para descobrir o que de fato existiu e cravar os trechos divergentes para analisar a chave que possa abrir o baú da verdadeira história dessa personalidade que aqui viveu. Tudo leva crer que ao rever essas passagens importantes e esquecidas aparecerão detalhes do passado desconhecido.
È essencial reconstituir para desfazer o mito ou a caricatura do Padre Severo impregnada de lendas.
A alusão contida na sua historiografia mostra um empreendedor e político com forte liderança regional. É com certeza um personagem deveras interessante da nossa história. Tudo que sabemos de verdade é que era destemido e enfrentava os desafetos políticos com coragem, mas, sucumbiu quando passou para a história como o ladrão de batina. Hoje vemos que relatos encontrados em livros e cartórios afirmam que estudou na Europa e não esqueceu sua terra natal. Voltou como Sacerdote Católico às suas origens com legado histórico, que se não desmente, mostra que nuca fora o atrabiliário morador do Palácio da Tapera.
Não se quer limpar a imagem. Temos que vasculhar o passado. Descobrir os nichos do seu tempo. Nesta nossa busca temos informações que existe guardado em Salvador, Bahia o Breviário deste vigário. Já contatamos a instituição para documentar este importante fato da historia.
Legado pertence a historia como documentos, cartas, fotografias, relatos orais mostram que muitas coisas existem para ser esclarecida. Vale remexer na memória da época.

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com