A Enciclopédia do Correio

Hugo Pinto de Carvlho

 

A Agência dos correios em Itiúba, desde sua fundação na década de 1940, teve vários chefes  os chamados A.P.Ts (Agentes Postais Telegráficos), como Dona Zefinha (que criou o conhecidíssimo Antônio do Correio) quando ainda funcionava no velho casarão da Rua da Estação do trem, Dona Dalva Mendes de Oliveira, quando passou a funcionar na casa  da Avenida Getúlio Vargas, hoje pertencente a Professora  Bernadete, e, depois, já funcionando em seu prédio próprio construído na rua Joviniano Carvalho, em frente ao Tanque da Nação, passaram Maria Augusta Torres (que se vestia de homem, de gravata e paletó inclusive), Humberto Oliveira que também tocava saxofone na orquestra local, Daniel da Costa Homem (natural da cidade de Santaluz), e o autor deste conto, isto até a década de 1970.
Porém, o que eu quero mesmo é ressaltar a nobreza,  a dedicação  e a competência do funcionário  Sr. JOAQUIM BRANDÃO CIRNE ou Seu Brandão Guarda-fios como ficou conhecido e querido  na cidade depois de trocar sua terra, Salvador, pela pequenina Itiúba, e que trabalhou com todos os chefes acima citados. Além de cumprir rigorosamente bem suas obrigações inerentes ao seu cargo, ainda fazia, e isto por puro prazer e dedicação, todos os demais serviços da agência de obrigação de outros funcionários. Sou testemunha ocular, pois quando trabalhei na agência entre os anos de 1959 a 1963 como telegrafista  e chefe  entre os anos de 1964 a 1972, tive a ajuda necessária e importante do grande colega e amigo que sabia de tudo sobre os correios e telégrafos e uma caligrafia invejável, e se dedicava de corpo e alma à repartição . Para ele não havia problema de horários. Que bom seria se todos os funcionários fossem assim...
Por tudo que falei, tenho certeza que depois de sua chegada ao Departamento de Comunicações do Bom velhinho São Pedro, tudo deve ter passado a funcionar melhor e sem problemas por lá graças a sua dedicação e competência.

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com