O Mazzaropi Itiubense

Antônio Ricardo da Silva Benevides

 

 

 

Depois do desaparecimento do Zuca Fumeiro, que foi o pioneiro na comercialização de fumo em rolo de Itiúba, o Lindô, líder comunitário do Povoado de Sítio dos Moços, resolveu comercializar fumo em pacote das marcas Sassy e Super Bom, produzidos em Serra Talhada, estado de Pernambuco.
Como ele era fumante inveterado de cigarro “Bode”, em pouco tempo se tornou o maior fornecedor do produto em toda região.
Lindô era um homem simples, humanista, servidor, alegre e não desprezava seu velho e surrado terno de linho na cor azul, mesmo em pleno verão itiubense. Seus serviços prestados em favor dos mais humildes lhe levaram a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Itiúba.
Certo dia em um grande comício realizado em favor do candidato Virgilio Rodrigues de Souza a Prefeito de Itiúba, na praça principal do Povoado de Covas, Lindô fez uso da palavra e, em um determinado momento, fez uma pausa e disse, “minha gente, agora não é mais um discurso e sim um causo”, e passou a contar uma história que nada tinha ver com o evento político, mesmo assim, foi o orador mais aplaudido da noite.

 



 

 





 


 

 




 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com