RIVALIDADE NO FUTEBOL

Hugo Pinto de Carvalho

 

 

 

 

 

 

Até a década de 1960, inexplicavelmente, existiu uma grande rivalidade entre as seleções de futebol de Itiúba e Queimadas que contagiava quase toda a população.

Não se sabe até hoje qual a razão, mas a seleção da cidade de Santa Luz, que tinha como seu armador principal o conhecido jogador “ONÇA”, que jogou no Bahia e no Flamengo do Rio de Janeiro, sempre ganhava de Itiúba, e ninguém reclamava ou ficava incomodado por isto. Também, perder para as seleções de Senhor do Bonfim e Jacobina, não causava desespero. Porém, perder para a vizinha cidade de Queimadas, virava tragédia!

Não foi sem propósito portanto que, quando o itiubense Ranulfo Damasceno, que jogou no Galícia de Salvador, voltou para Itiúba e integrou a seleção local para um amistoso na década de 1950 contra a seleção de Queimadas e ganhou o jogo por 4x1, que a torcida foi ao delírio, promovendo um verdadeiro carnaval fora de época. E, para completar a euforia dos fanáticos torcedores, o Joel Coelho, distribuidor de bebidas da cidade, colocou o nome de uma cachaça com os números do inédito placar de 4x1, e aí foi a consagração total. Ficou comprovado depois, que a tal cachaça foi a mais vendida por muitos anos em todo o município.

 

 

 

 

 

 

 


 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com