I

AÇUDE PÚBLICO JACURICY

Hugo Pinto de Carvalho

 

 

 

 

 

Oficialmente a denominação do açude de Camandaroba é “Açude Público Jacurici”, porque represa as águas do rio que tem este nome.  Porém, como existe no município o povoado de “Jacurici”, que fica as margens da estrada de ferro, fazendo divisa com o município de Queimadas, sempre existiu muita confusão com os dois nomes.

Quando trabalhei no escritório do D.N.O.C.S, presenciei muitos casos de equívocos com os nomes do açude e do povoado. Eu me lembro que muitos caminhões, tratores, carros-pipas e caçambas enviados pela Diretoria Regional de Fortaleza-Ceará, invariavelmente iam parar no povoado de Jacurici e, só depois, é que seus condutores se davam conta do engano.

O Raimundinho, conhecido motorista, por exemplo, contava que quando veio do Ceará para Camandaroba trazendo um jeep para servir ao Engenheiro encarregado da Obra, quando chegou a Cansanção e tomou informações lhe indicaram o povoado do Jacurici e não o de Camandaroba, que, aliás, pouca gente conhecia mesmo antes do açude, e somente quando chegou lá é que constatou o equívoco.  E para piorar, todos os trabalhadores da obra, vindos de outros estados, inclusive os engenheiros, só chamavam de Jacurici, o lugarejo de Camandaroba, e aí a coisa ainda se complicava mais.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com