I

BRINCADEIRAS, BRIGAS E PROVOCAÇÕES DE MENINOS

Fernando Pinto de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Itiúba do meu tempo as crianças eram livres e durante o dia, passavam mais tempo nas ruas do que em casa. Também, não existiam televisão, videogames, computadores, DVD, CD e outras coisas que existem hoje. Além disso os pais sabiam que, praticamente, elas quase não corriam riscos nenhum. A criançada aproveitava e até criava, às vezes, novas brincadeiras, necessárias para mudar e variar um pouco. Nesse ambiente de alegria e de liberdade surgiam, pouquíssimas vezes, provocações e desentendimentos que acabavam rapidamente e logo eram esquecidos. Falarei agora sobre algumas dessas briguinhas e provocações.

Linha no Chão – Quando dois meninos se desentendiam mas um deles - talvez por ser o mais fraco - não queria partir para a luta corporal, o mais provocador, com uma vara, traçava no chão uma linha reta cuspia em cima e dizia: - Essa daí é sua mãe! Era infalível. O outro partia para cima e a luta começava.
Existia, também, uma variante dessa mesma provocação. O desafiante traçava a linha e dizia: - Se você for macho passe para o lado de cá! O cara, para mostrar que era macho mesmo, passava logo para o outro lado e a briga começava.

O Pau de Bosta – Essa era combinada. Dois meninos fingiam que iam brigar e um deles pegava um pedaço de pau já previamente preparado, com a parte final coberta de fezes mas que não dava para perceber. Todos que estavam presentes diziam: - Com pau não pode. Entregue-o para alguém. Ele, então, fingia que ia entregá-lo a alguém e quando o bobo pegava ele puxava e as fezes ficavam todas na mão do infeliz escolhido.

É a sua, é a sua, é a sua – Engraçado era quando os dois briguentos não tinham coragem para partir para a luta. Um xingava a mãe do outro que dizia “é a sua”. O primeiro também dizia “é a sua”; o outro dizia “é a sua” e assim ficavam até que aparecesse um apaziguador e cada um seguia para um lado ainda dizendo “é a sua”.

 

 

 

 

 

IR PARA O ÍNDICE DE CRÔNICAS DESTE AUTOR
IR PARA O ÍNDICE POR ASSUNTO
IR PARA O ÍNDICE POR AUTOR
IR PARA O ÍNDICE GERAL

 

Itiúba do meu Tempo - Fernando P. de Carvalho


fpcarvalho@globo.com